4 cuidados para o transporte de produtos frágeis

Liderar um e-commerce não é tarefa fácil!

  • Produtos não entregues, avariados ou extraviados;
  • Pedidos de devolução ou troca;
  • Clientes detratores nas redes sociais;
  • Fornecedores desorganizados…

A lista de problemas continua até que nossos cabelos comecem a cair. Imagina quando trabalhamos com produtos frágeis, como vidro, lâmpadas, porcelana ou espelhos, entre outros?

Para prevenir que esses transtornos aconteçam, planejamento e organização são imprescindíveis. Por isso, preparamos quatro ações essenciais para controlar problemas e crises de forma eficaz.

1 – Carinho com a embalagem

A maior segurança que você pode dar aos seus itens frágeis é dar atenção especial às embalagens.

  • Embale os itens individualmente com os seguintes materiais:
    • Plástico bolha;
    • Almofadas de ar; e
    • Espumas de EPP.
  • Opte pelo papelão ondulado para pacotes menores, por ser um produto mais resistente;
  • Para pacotes maiores, considere embalagens de materiais mais robustos, como:
    • Metal e alumínio;
    • Madeira;
    • Papel cartão ou caixa multicamada;
    • Plásticos resistentes; etc.
  • Sinalize a embalagem com dicas de manuseio e cuidados.

Investir no material que irá proteger a sua mercadoria evita dores de cabeça com produtos avariados e clientes insatisfeitos.

2 – Alinhamento e negociação com a transportadora

Depois de resolver como proteger a sua mercadoria, está na hora de pensar em quem irá te ajudar nessa missão e quais soluções existem para o transporte de produtos frágeis.

Ao negociar com a transportadora, deixe claro no contrato quais as situações em que a sua empresa é responsável pelos danos e em quais a transportadora deve arcar com o prejuízo.

Feito isso, é hora de alinhar e exigir padronização na entrega. Utilize os seguintes itens para analisar o perfil de trabalho do fornecedor:

  • Arranje as caixas de maneira que elas fiquem sobrepostas. Coluna com coluna oferece maior resistência às embalagens que estão na base da pilha;
  • Determine um empilhamento máximo para que o peso sobre o pacote não o danifique;
  • Certifique-se de que a pilha que contem os itens frágeis seja amarrada corretamente. Qual o procedimento de amarração de caixas da transportadora?
  • Entenda a estrutura disponível e as orientações da equipe quanto à exposição das mercadorias ao clima (sol, chuva, temperatura); e
  • Questione que soluções a empresa parceira tem para evitar assaltos e acidentes inesperados.

Opte por uma empresa especializada em transporte de cargas sensíveis e capacitada para isso. Um time de profissionais experientes ajuda bastante a reforçar a qualidade do transporte.

3 – Seguro contra roubo e acidentes

Todas as dicas anteriores não anulam o terceiro cuidado que você deve ter ao planejar a sua logística de entrega: contrate um seguro de cargas.

No mercado competitivo de hoje em dia, existem taxas acessíveis para pequenas e médias empresas. Dessa forma, você evita maiores prejuízos ao ter a encomenda roubada, ou que sofra avarias no meio do caminho. Pesquise!


Fonte: https://unsplash.com/photos/pVEcNabAg9o

4 – Experiência do usuário

Depois de tomar todos esses cuidados, ainda assim, um erro de sistema pode direcionar a entrega para outro endereço, ou o produto pode ter sofrido pequenas avarias. Imprevistos acontecem e você precisa garantir o controle em todas as situações.

Para evitar a insatisfação do cliente e entregar uma boa experiência de compra, você deve:

  • Ser transparente com o cliente e informar o passo a passo da entrega;
  • Orientar o consumidor a tirar uma foto da embalagem no momento da entrega e de um possível dano no produto, para facilitar a troca;
  • Oferecer um serviço de logística reversa para livrar o consumidor do trabalho de devolver a compra; e
  • Trabalhar com um serviço de rastreamento, em que o cliente possa acompanhar a sua encomenda em tempo real.

Com essas quatro estratégias sendo bem empregadas, nós apostamos que o seu estresse irá se reduzir bastante, com chances de aumentar a retenção de clientes e o volume de vendas.

Não parecem ações inteligentes? Então conte as com soluções inteligentes da Rodoê. Confie os serviços de transporte das suas encomendas a quem entende do assunto. Acompanhe os nossos canais para saber mais!

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