A importância da gestão de estoque para o sucesso do negócio

estoque

Muitos empreendedores costumam dizem que “estoque parado é dinheiro perdido”, afinal, o grande objetivo das organizações é fazer o estoque girar, produtos se transformarem em dinheiro e o faturamento aumentar. 

Acontece que em muitos momentos a gestão de estoque não é feita como deveria ou então os gestores não dão a devida importância para o controle organizacional dos produtos. 

A gestão de estoque feita da maneira correta pode apresentar diversos benefícios ao negócio, como o atendimento rápido e eficaz às demandas, redução de custos e mais. 

Por isso, no conteúdo de hoje trouxemos algumas dicas de gestão de estoque para que seu empreendimento possa tornar-se cada vez mais eficiente. Vamos lá? 

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque é o processo de organização e controle de todos os produtos da área de armazenamento. Nesse sentido, deve-se observar todo o fluxo de entrada e saída de produtos, formas e local de armazenamento e mais. 

Vale lembrar que a gestão de estoque vai além do que apenas o controle de armazenamento e espaço físico para os produtos, uma vez que o monitoramento do estoque é o que vai garantir o sucesso (ou insucesso) de boa parte do processo logístico da empresa, envolvendo elementos como: 

  • Encomendas de novos produtos
  • Armazenamento de obra prima
  • Projeção de compras
  • Datas de entrega de pedidos
  • Contatos com fornecedor 

E mais. 

Benefícios da gestão de estoque

No item acima você verificou como a gestão de estoque pode ir muito além do que o armazenamento. Mas, podemos ir um pouco mais afundo nos reais benefícios da gestão de estoque. Vamos ver alguns:

Otimização de compra e reposição

Um dos grandes problemas dos empreendedores no que diz respeito a estoque, é conferir e identificar o melhor momento para compra de novos produtos ou reposição dos antigos.  Isso porque o estoque mal gerenciado não dá a noção exata da quantidade de produtos disponíveis, principalmente aqueles que possuem muitas unidades e/ou muita saída. 

Redução na incidência de perda de produtos

A gestão eficiente de estoque permite total controle sobre os produtos que entram ou saem, ou seja, você não será surpreendido por qualquer perda de produto. Normalmente, existem dois principais motivos para que um empreendedor perca seu produto. 

O primeiro motivo está relacionado ao roubo, que pode acontecer por agentes externos ou internos, como no caso de funcionários mal intencionados, por exemplo. O segundo motivo está no fato da não observação de produtos com validade, que acabam se perdendo após o prazo.

Ou seja, são muito menos motivos para se preocupar e muito mais controle sobre o seu estoque. Um sistema de gerenciamento de estoque inteligente é capaz de proporcionar muitos benefícios à empresa. 

Melhores condições de negociação

Conhecendo as suas principais necessidades com relação aos produtos, você saberá os que possuem mais saída e precisam de reposição com maior frequência. Isso dá ao seu negócio uma vantagem de negociação juntos aos fornecedores, porque permite que você se organize e planeje melhor. 

Aqui no blog nós já falamos sobre a Black Friday por exemplo, um importante evento do varejo. Um empreendedor com total controle do seu estoque poderá prever as necessidades de estoque de produtos ou matéria prima e solicitar com bastante antecedência junto ao fornecedor, o que garante melhores condições de negociação. 

E aí, gostou das nossas dicas de gestão de estoque? Com alguns passos relativamente simples e um olhar mais cuidado para os produtos armazenados é possível ser mais efetivo no controle e envio da mercadoria. 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e conteúdos sobre o universo logístico, fretes, estoque e mais.