Black Friday 2020: como se preparar para o maior evento do varejo

black friday 2020

Assim como no exterior, a black friday conquistou os brasileiros e se tornou um dos principais eventos para o varejo no país. Já foram 10 edições do evento realizados no Brasil e ano após ano o comércio observa o crescimento das vendas e a maior aderência dos consumidores e lojistas em geral.

No ano de 2019 a black friday faturou R$ 3 bilhões de reais em apenas dois dias! O que representou um aumento de 25% com relação a 2018. 

E mesmo com a crise causada pela pandemia, a edição 2020 da black friday promete ser um verdadeiro sucesso. Somente durante o período de isolamento social a América Latina registrou 5 milhões de novos clientes de e-commerce. Ou seja, é um grande potencial! 

E para que a sua estratégia de vendas da black friday 2020 possa ser concluída com êxito, é preciso pensar em todos os detalhes. Por isso, nosso conteúdo de hoje traz algumas dicas de transporte para a black friday 2020. Vamos lá?

Dicas de planejamento black friday 2020

Prepare-se para um evento atípico

Um dos principais pontos de atenção do comerciante deve estar no fato de que esse ano ainda há algumas incertezas de como será o comportamento do consumidor. Apenas dos números se mostrarem positivos para alguns setores e o e-commerce ter conquistado mais clientes, não há como prever até novembro. 

A crise econômica até certo ponto foi amortecida pelas medidas de auxílio à população e algumas outras empresas que estão atuando no combate aos efeitos do coronavírus. Entretanto, não dá para garantir essas mesmas ações até final de novembro. 

Ao mesmo tempo, há consumidores evitando gastar no momento devido à pandemia, mas que poderão fazer aquisições na black friday, antecipando as compras de natal, por exemplo. 

Ainda sim é um evento para que os comerciantes fiquem de olho a partir de agosto. Observando os hábitos de compra dos seus clientes e preparando as melhores ofertas de black friday 2020. 

Estoque 

O estoque é outro elemento fundamental para que uma loja possa ser bem sucedida nas estratégias de vendas na black friday. A gente sabe que o evento é um dos mais cobiçados pelo mercado varejista, por isso, desde muito cedo algumas empresas já começam a planejar o estoque. Se a sua empresa ainda não começou, está na hora! 

Isso porque alguns setores demandam mão de obra especializada ou dependem de fornecedores para que possam produzir ou estocar produtos. E quanto mais a black friday se aproxima, mais difícil (e caro) fica a aquisição de alguns produtos, uma vez que fornecedores também observam um aumento gradativo e geral dos pedidos. 

Portanto prefira realizar os pedidos para organizar o seu estoque com antecedência, você fica mais tranquilo, não depende de ninguém, não corre riscos e ainda garante preços mais competitivos. 

Transformação digital 

Como você viu na introdução do conteúdo de hoje, são mais de 5 milhões de novos clientes no e-commerce latino americano. Você e sua loja estão preparados para atender esse público? 

Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indicam que de janeiro até maio desse ano, o e-commerce cresceu 60%, o que representa 5,8% do varejo brasileiro. Até o fim do ano, a taxa deve bater os 8%. Essa penetração já é muito maior em países como a China (30%), Inglaterra (20%) e Estados Unidos (15%).

Ao mesmo tempo, observamos que há mais de 230 milhões de smartphones no Brasil, com mais de 150 milhões de usuários no WhatsApp e 80% das casas com acesso a internet. 

Por isso é interessante que o seu negócio se prepare para entrar da melhor maneira nos canais digitais, com tecnologia e time especializado para atender o público online, principalmente em um momento onde os hábitos de consumo estão mudando cada vez mais. 

Frete

A capacidade de transporte e agilidade no frete devem ser motivo de atenção durante o ano todo, afinal, ele é um dos principais elementos para conquistar a confiança e simpatia do cliente. Durante a black friday isso se torna ainda mais importante. 

Com o potencial aumento no número de vendas, como está planejado o sistema logístico da sua loja para esse momento? Assim como falamos dos fornecedores, também há um aumento significativo da demanda por empresas logísticas durante o período da black friday, afinal, ninguém quer deixar o seu cliente esperando muito para receber o produto que ele planejou comprar durante o ano todo. 

Por isso, também faça o planejamento logístico com antecedência, entre em contato com a sua operadora logística e faça acordos especiais se for o caso, para garantir o pleno funcionamento de toda a cadeia logística nesse período. 

Busque por empresas confiáveis como a Rodoê, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado e oferece uma grande quantidade de serviços especializados. 

E aí, gostou das nossas dicas de planejamento para a black friday 2020? Continue acompanhando o blog para mais conteúdos sobre e-commerce, transportes e mais.  

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