Como funciona o rastreamento de cargas? Conheça as tecnologias

Você sabe o que é o rastreamento de cargas? Aqui mesmo no blog da Rodoê nós já apontamos as principais vantagens do rastreamento, tanto para empresas como para clientes. E hoje em dia a tecnologia de acompanhamento dos produtos já faz parte da rotina das transportadoras, ao mesmo tempo que a prática de acompanhar a entrega do pedido já está incorporada no dia a dia dos clientes.

Mas hoje vamos um pouco além, trazendo pra você quais são as principais tecnologias utilizadas na prática de rastreamento de cargas e as principais características de cada um. Vem com a gente!

O USO DE TECNOLOGIA NAS TRANSPORTADORAS

Ano após ano o setor logístico observa o crescente uso da tecnologia nas transportadoras, afinal, esse é um dos preceitos para um transporte de cargas mais ágil e seguro. Além disso, organizações que não se atualizarem ficarão obsoletas e tendem ao fracasso, não acompanhando a transformação do mercado proposta pela logística 4.0.

Aqui na Rodoê, por exemplo, utilizamos um moderno e sofisticado software para gestão de todos os processos logísticos. Possuímos integração rápida com e-commerce e ERPs e 100% dos nossos pedidos são rastreados.

Também focamos na utilização mobile para interação e finalização das entregas. Ou seja, as possibilidades do uso de tecnologia são muitas, né? E quem ganha são as empresas que confiam o frete à transportadora e o cliente final, que também acompanha com mais transparência o processo do seu pedido.

Agora sem mais delongas, vamos às tecnologias de rastreamento:

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE CARGAS

GPS

O rastreamento via GPS é um dos mais utilizados pelos setores logísticos para acompanhar e localizar o veículo 24 horas por dia. GPS é sigla para Global Position System, ou seja, um sistema que utiliza 24 satélites na órbita da Terra, que enviará sinais aos receptores instalados nos veículos.

A tecnologia via GPS funciona na localização decodificada em coordenadas de longitude e latitude, que recebe os sinais dos satélites e os envia à central de monitoramento das empresas.

Outra grande vantagem do rastreamento via GPS está na possibilidade de observar alguns eventos, como aceleração e velocidade do veículo, por exemplo, bem como o horário de movimentação e outros elementos.

 

RADIOFREQUÊNCIA

O rastreamento por radiofrequência também é muito popular entre as empresas logísticas e o seu sistema não é muito complexo. O território nacional possui inúmeras antenas de rádio espalhadas pelo país, dessa forma, o sistema de rastreamento faz a triangulação dos sinais de rádio permitindo que a posição exata do veículo seja identificada.

Um ponto positivo e interessante do sistema de rastreamento por RF está na possibilidade de identificação do local mesmo em ambientes fechados, como túneis ou subsolo, por exemplo.

Assim como o GPS, a radiofrequência pode ser utilizada tanto em ambientes urbanos como nos mais afastados.

TELEMETRIA

O rastreamento por telemetria é robusto e suporte interessante, que oferece ao gestor de tráfego dados importantes para o negócio, além da localização do veículo. Nesse sistema, alguns sensores inteligentes são instalados nos veículos de carga, permitindo monitorar elementos do veículo durante todo o trajeto.

Para que você possa ter uma ideia do detalhamento que a telemetria oferece, alguns sistemas permitem até mesmo identificar quando o para-brisa é acionado, o que dá informações ao gestor de tráfego que pode haver chuva, por exemplo, guiando a decisão do gestor para controle de velocidade nessas condições.

Além disso, o rastreamento por telemetria também pode identificar:

  • real performance do veículo e do motorista em tempo real
  • observar com exatidão o consumo de combustível
  • identificar falhas no sistema e perda de potência
  • monitoras as frenagens bruscas
  • indicar a distância que o caminhão percorre

Entre outros.

E aí, gostou de saber os principais tipos de tecnologia de rastreamento? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o universo logístico e o transporte de cargas para e-commerce e varejo.