Melhorando a experiência do cliente na entrega do e-commerce

Melhorando a experiência do cliente na entrega do e-commerce

Apesar de crescer ano após ano, o e-commerce ainda pode ser um desafio para alguns setores do mercado. Afinal, o cliente tem toda a sua experiência digital, sem experimentar o produto, tocá-lo, sentir a textura, cheiro e muito mais. Sendo assim, o processo de compra do consumidor é muito robótico.

Mas existe uma maneira de melhorar a experiência de consumo desses clientes: por meio da entrega! 

E é justamente sobre isso que nós vamos falar na publicação de hoje. Então, continue a leitura e veja como melhorar a experiência de entrega para o e-commerce

3 DICAS RÁPIDAS E ESSENCIAIS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DE ENTREGA

PRAZO DE ENTREGA: QUANTO ANTES, MELHOR

Nós sabemos que a sua loja virtual informa o cliente sobre o prazo de entrega (se não informa, você precisa rever o processo de compra), mas ainda assim há clientes superansiosos que ficam diariamente esperando ou consultando a etapa de entrega. 

E você pode usar essa informação para surpreender o consumidor da sua loja. Se possível, tente agilizar o processo de entrega para que ele receba antes do prazo. 

Essa é uma das melhores maneiras de encantar e fidelizar o cliente, principalmente se o seu e-commerce está a pouco tempo no mercado e precisa conquistar mais compradores.

Além disso, uma pesquisa sobre consumo on-line feita pela PwC constatou que 40% dos respondentes pagariam um valor extra pela entrega do produto no mesmo dia da compra.

Isso dá à sua loja virtual mais uma opção para lucrar e ao mesmo tempo agradar o cliente, que receberá o produto antes. Então, pense nisso 😉 

USE O RASTREAMENTO DO PRODUTO COMO SEU ALIADO

Como dissemos acima, a expectativa do consumidor é grande a partir do momento em que ele finaliza a compra. E isso por dois motivos: 

O primeiro é por ele já ter pagado e não ter o produto em mãos. O segundo é causado pelo processo de entrega, que cria uma ansiedade natural para a abertura do pacote, conferir se está tudo certo e finalmente usufruir do material. Algumas pessoas assemelham a entrega do produto até mesmo como o recebimento de um presente. 

Então, busque tornar mais agradável o acompanhamento da entrega por parte do cliente. Você pode fazer isso de maneiras divertidas e mais pessoais, deixando de lado aquele aspecto robótico. 

Envie e-mails diários ou com intervalo de 2 dias informando o cliente da etapa em que o produto dele está. Use memes, frases engraçadas, mexa com a imaginação dele e estimule a expectativa da entrega. 

Faça com que o cliente se sinta acolhido e perceba que você entende a ansiedade dele. Você também pode usar um sistema on-line de rastreamento em vez do e-mail, ou até mesmo um chatbot que acompanha o processo e informa o consumidor. 

CAPRICHE NA EMBALAGEM

Após passar por todo o processo de compra, aguardar ansiosamente as horas ou dias para receber o produto, finalmente a entrega foi feita. E vamos combinar: é muito decepcionante receber um produto com uma embalagem amassada, suja, rasgada ou que faz o produto ficar totalmente apertado. 

Nós sabemos que existem parâmetros de segurança para o produto. Por isso, às vezes, ele pode estar bastante protegido. Mas isso não deve ser feito ao ponto de prejudicar a retirada do produto. 

Dê personalidade à embalagem que chegará ao cliente, imagine que esse momento será especial para ele, e ter a sua marca associada à situação só dará benefícios ao seu negócio. 

Alguns mimos enviados junto com o produto também podem conquistar o cliente, como um adesivo, chaveiro, uma mensagem personalizada ou um cupom de desconto para nova compra. 

Viu só? Com esses 3 passos simples a sua loja pode fidelizar o consumidor. O processo de compra dele será muito mais agradável e o seu e-commerce será lembrado. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, notícias e curiosidades sobre transporte para e-commerce.

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