Logística Reversa para E-commerce: toda loja virtual deve ter

Quem trabalha com loja virtual sabe que todo o processo de compra do usuário pode ser um tanto complexo às vezes. Além de fatores como mercadoria, valores competitivos e divulgação, entre outros, o empreendedor também deve estar atento às melhores estratégias de entrega dos produtos.

Dessa forma, há uma quantidade expressiva de itens para levar em consideração – e não basta fazer isso tudo para garantir a boa experiência do consumidor na entrega, também é preciso se preocupar com a logística reversa para e-commerce.

Quer entender um pouquinho mais sobre o assunto? Então continue com a gente na publicação de hoje.

LOGÍSTICA REVERSA PARA E-COMMERCE: SUA LOJA VAI QUERER TER

O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?

A logística reversa é um processo que auxilia o consumidor em caso de desistência, devolução ou troca do produto adquirido on-line.

A partir do momento em que o cliente solicita essa troca ou devolução, sua empresa tem de estar preparada para atender à demanda – seja buscando o produto na casa do comprador ou trabalhando em parceria com uma agência franqueada do operador (empresa de transporte).

Tornar esse processo menos burocrático e trabalhoso para o cliente é o que fará toda a diferença no sucesso ou fracasso do seu e-commerce.

A LOGÍSTICA REVERSA É MESMO IMPORTANTE?

Se você ainda está em dúvida sobre implementar ou não um sistema de logística reversa para seu e-commerce, vamos te apresentar alguns argumentos.

LOGÍSTICA REVERSA É LEI

O primeiro item deve ser suficiente para que você dê o devido valor ao serviço. Além de essencial no pós-venda, por exemplo, a logística reversa também é garantida por lei. Vejamos o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor:

“Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.”

O CONSUMIDOR ADORA LOGÍSTICA REVERSA

Quando o assunto é fidelização de clientes, a logística reversa pode deixar sua loja virtual um passo à frente da concorrência.

Você sabia que 96% dos consumidores comprariam novamente de uma empresa que oferecesse uma experiência de devolução ágil? É o que indica a pesquisa feita pela empresa Narvar em 2018.

Além disso, 62% disseram que comprariam produtos de uma mesma marca se ela tivesse um sistema com devoluções ou trocas gratuitas.

E com números não dá para discutir! Eles refletem o comportamento de compra do consumidor nos últimos anos e alertam sobre as tendências em um mercado com clientes cada vez mais exigentes.

LOGÍSTICA REVERSA BEM-APLICADA É SINÔNIMO DE ECONOMIA

Seja no caso de um pequeno e-commerce ou de uma loja virtual muito bem estruturada, o empreendedor precisa entender que as devoluções por parte do cliente farão parte da rotina do negócio. Por isso, quanto antes ele estruturar um plano de ação para lidar com essas ocorrências, mais rápido, fácil e econômico será o processo.

Dados indicam que cerca de 30% dos produtos comercializados são devolvidos. Bastante coisa, não é?

E, colocando na ponta do lápis, os custos com o processo podem representar até 5% do faturamento dos e-commerces.

Viu só? Logística reversa para loja virtual é um assunto bastante sério e que merece a sua atenção. Se você quiser conversar sobre o assunto, nossa equipe está preparada e à disposição para auxiliar seu e-commerce na busca pelo sucesso.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, notícias e curiosidades sobre serviços de entrega para lojas virtuais!

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