O que é logística 4.0? Conheça os benefícios e a transformação do mercado

logística 4.0

Com o avanço tecnológico é natural que diversos setores da economia passem por verdadeiras transformações, seja na forma de produção, de gestão, de comunicação e mais. Podemos observar esses aspectos no que chamamos indústria 4.0, educação 4.0 e o setor logístico não ficaria de fora. 

Por isso, no conteúdo de hoje nós vamos falar um pouco mais sobre o conceito de logística 4.0 e quais as transformações propostas por essa nova fase da logística, bem como os principais benefícios. 

Vamos lá?

O QUE É LOGÍSTICA 4.0?

Logística 4.0 é um novo momento do setor logístico que envolve a utilização de tecnologias e informações com o objetivo de garantir maior agilidade e transparência no serviço de entregas junto aos clientes, fornecedores e demais. 

Mas qual o real objetivo da logística 4.0? Bem, nesse sentido é preciso observar primeiro que a logística anda lado a lado com a indústria, ou seja, se um avança é preciso que o outro avance. Como o setor industrial está em constante evolução, é preciso que toda a cadeia de suprimentos siga no mesmo caminho, alinhando as necessidades. 

Nesse sentido, a logística 4.0 tem o objetivo de auxiliar também o setor industrial, não apenas no que diz respeito ao frete, mas toda a sua potencialidade pode interferir positivamente em diversos outros aspectos, como:

Diminuição do consumo de matéria-prima

Otimização dos níveis de estoque

Maior agilidade nos processos

Métodos de entregas mais eficientes

Dessa forma, toda a cadeia de suprimentos tende a ganhar em qualidade e diminuição dos prazos, bem como a forma em que as organizações produzem para armazenar, uma vez que um parceiro logístico eficaz permitirá que essas indústrias possam ajustar a produção e a personalização, sem a necessidade de grandes estoques, focando em outros objetivos e tornando-se mais competitivas no mercado. 

BENEFÍCIOS DA LOGÍSTICA 4.0

Sabendo que a logística 4.0 envolve todos os elementos da supply chain, é de se considerar que os benefícios se estendam a diversos integrantes da cadeia, que vão da fábrica ao fornecedor, do armazém ao cliente. Alguns dos benefícios da logística 4.0 são:
Garantia de maior integração entre todos os envolvidos da cadeia de suprimento

Agilidade que permite prazos de entrega ainda menores

Otimização de produção e redução de estoque, diminuindo perdas e desperdícios

Inteligência para melhor aproveitar frotas e custos com transporte

Menos burocracia nos processos, aumentando a produtividade e competitividade

Geração de dados relevantes para apoiar as tomadas de decisão

Aumento da satisfação dos clientes

Entre outros. 

QUAIS SOLUÇÕES PROMOVEM O AVANÇO DA LOGÍSTICA?

Como você observou ao longo do texto, a nova fase da logística prevê o uso de tecnologia da informação para mapear todas as oportunidades e gerar dados interessantes para todas as etapas do negócio. 

Com a logística 4.0 não existe mais suposições, uma vez que a inteligência tecnológica permite acompanhar de perto e com exatidão os erros, as melhorias e o também o que está dando certo. 

Por isso, organizações logísticas precisam investir cada vez mais em soluções e automações. Dentre algumas, podemos citar:

big data

cloud computing

IOT (internet of things) ou Internet das coisas

inteligência artificial 

machine learning 

e mais.

Cada elemento tecnológico tem a capacidade de apresentar dados e guiar todo o processo logístico, desde o início da cadeia de suprimentos até a entrega do produto. 

E aí, deu pra entender um pouco mais sobre o que é logística 4.0? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o mercado logístico. 

COMPARTILHAR: