O que é Omnichannel e como usar no transporte de produtos?

omnichannel produtos

A modernidade trouxe diversas mudanças no modo em que as pessoas consomem produtos, uma delas é o surgimento do omnichannel.

O conceito pode parecer difícil, mas isso quer dizer que o consumidor utiliza diversos canais simultaneamente para entrar em contato, analisar e fazer negócio com uma empresa. Uma pesquisa da Salesforce mostrou que a pessoa tem entre 6 a 8 pontos de contato com uma marca antes de se tornar consumidor.

Pensando nisso, o omnichannel para as empresas é uma estratégia de varejo que utiliza diversos canais ou pontos de contato para oferecer uma ótima experiência para o consumidor, independente do ambiente em que ele está, seja online ou offline.

Algo muito importante para o consumidor é que ele não tenha experiências extremamente divergentes em diferentes canais. Por exemplo, é muito comum que a pessoa pesquise as informações de determinado produto, como smartphone ou um tênis na internet, mas que vá a loja física para testar e experimentar. Se ele vai comprar na loja física ou voltar ao e-commerce para adquirir o produto, depende de muitas variáveis, mas ele espera ter um atendimento bom tanto na loja física quanto na loja online.

A estratégia omnichannel atualiza a empresa para esse consumidor, que segundo pesquisa da Delloite gasta até seis vezes mais, integrando esses canais de venda, de tal forma que o meio pelo qual a pessoa realiza a compra não é algo prejudicial, o que importa é conquistar esse consumidor.

Além disso, a empresa pode personalizar a experiência do consumidor através do seu perfil de consumo online, melhorando ainda mais essa relação e estreitando o vínculo entre online e offline.

Por isso, a Rodoê oferece serviços omnichannel para que sua empresa tenha ainda mais sucesso, com a oportunidade de diminuição do frete, de aumentar o fluxo de consumidores em suas lojas e o giro do estoque. Vamos conferir como usar essa estratégia no transporte de produtos:

Entrega em loja (Ship to store – clique e retire)

A Millward Brown afirma que 79% dos consumidores que compraram smartphones em lojas físicas tiveram alguma etapa de sua jornada pela internet. Isso acontece também em outros produtos, então uma ótima opção é adicionar a retirada na loja nas compras online. Além de facilitar para o consumidor, isso incentiva a visita à loja física, onde ele pode consumir mais produtos.

Pensando nisso, a Rodoê usa sua malha para entregas consolidadas nas lojas pré-determinadas.

Coleta em lojas para entrega direta (Ship from store – envio a partir da loja)

Seja por telefone ou por internet, o consumidor pode também receber o produto de forma rápida com a Rodoê. Coletamos o pedido do consumidor a partir da loja e enviamos para nossa malha com entrega direta.

Coleta em lojas com entrega via Correios (Ship from store – envio a partir da loja)

Outro serviço que oferecemos é a entrega via Correios em locais fora da malha, com a gestão ponta a ponta.

Não é tão complicado, não é mesmo? O processo constante de unificação desses canais só tem a agregar. Lembre-se que o consumidor omnichannel é alguém que valoriza a comodidade e ao mesmo tempo, espera ser atendido de uma forma personalizada e, quando encontra isso, considera até gastar mais naquela marca.

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