Omnichannel: o que é e qual a sua importância

Na era digital é tudo tão rápido que quando percebemos já estamos  comprando sanduíche de uma máquina no shopping sem precisar falar com um atendente.

Essa transformação digital também chegou ao comércio varejista e já está impactando a logística das empresas. Quem não entender que mudanças são essas e que soluções existem no mercado, vai ficar para trás.

Neste artigo você irá entender algumas dessas transformações, conhecer o conceito de omnichannel e perceber a importância de se implementar essa estratégia.

A estratégia omnichannel

As grandes marcas já compreenderam que o comportamento do consumidor mudou e é necessário adaptar, tanto a experiência de compra, quanto às modalidades de entrega.

Imagine a seguinte situação: você entra na loja, escolhe o produto, faz o pagamento e sai do estabelecimento sem o produto. Quando você termina o seu passeio e chega em casa, o seu produto já está prestes a chegar..

Essa é a nova experiência de compra que grandes lojas já estão adotando. Elas perceberam que o cliente está cada vez mais exigente e há a necessidade de entregar o produto com mais velocidade e aprimorar o processo de compra do consumidor.

As características fundamentais desta estratégia, são:

  • Integrar todos os canais de vendas;
  • Agilizar a entrega;
  • Desburocratizar o sistema de aquisição e pagamento; e
  • Empreender um fluxo natural de compra.

Aderir ao omnichannel, significa integralizar todos os canais de venda e de distribuição. O cliente pode comprar através dos canais online (site, aplicativo, redes sociais) e escolher a melhor maneira de receber esse produto (se em casa ou retirar na loja).

Por que eu devo adotar essa estratégia?

Se ao ser introduzido a essa forma de atuação você ainda não entendeu a importância de se adaptar à novidade, vamos conhecer mais alguns benefícios?

Otimização das vendas

A grande vantagem da estratégia omnichannel é a dinamização da logística. É poder utilizar qualquer loja como centro de distribuição e não deixar o estoque parado.

Além disso, poder escolher a loja de origem do produto mais próxima do cliente diminui o tempo da entrega e o custo do frete, ou seja, otimiza os recursos e aumenta a qualidade do serviço prestado ao consumidor.

Aumento da receita

Uma vez que o cliente entendeu e se adaptou a essa flexibilidade, as chances de fidelização são maiores.

Assim como, ampliar as possibilidades de consumo – como oferecer diversos canais de compra e locais de recebimento do produto – melhoram as chances de criação de leads.

Ficou claro as vantagens de adotar um sistema omnichannel? Esperamos ter despertado o seu interesse em implementar essa estratégia, pois queremos tornar a experiência de compra mais prática e acessível.

E você sabia que nós podemos te ajudar a executar essa transformação? A Rodo-e possui as melhores soluções em delivery para você otimizar ainda mais a logística da sua empresa.

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