PICKING E PACKING: SAIBA O QUE SÃO E A IMPORTÂNCIA PARA E-COMMERCE

Que empreender em uma loja virtual não é tarefa simples a gente já sabe, certo? Afinal, o empresário precisa de muita disposição e uma equipe qualificada para dar conta de todos os elementos do comércio on-line: produtos, preços, praça, concorrência e muitos outros.

Mas, por trás de todo o design e marketing do E-commerce, deve existir um processo que permita que o fluxo de compra do consumidor seja feito com excelência após a realização do pedido.

O que acontece com o produto do seu cliente a partir do momento em que ele faz a compra? É justamente nessa etapa da cadeia logística que entram os termos Picking e Packing.

Vamos ver um pouquinho mais sobre cada um?

PICKING E PACKING: PARA E-COMMERCES DE TODOS OS TAMANHOS

O QUE É PICKING?

Picking é a etapa do processo em que acontece a separação do pedido do cliente no estoque ou armazém. E-commerces de porte maior possuem grandes estoques e maneiras diferentes de organizar os produtos, assim como diferentes formas de retirá-los quando necessário.

Sabendo dessa necessidade das lojas virtuais e da complexidade que ela pode envolver, uma vez que grandes e-commerces recebem uma enorme quantidade de pedidos, existem diferentes métodos de organização de Picking. Olha só:

TIPOS DE PICKING

Picking Discreto: no processo discreto, cada operador fica responsável por um único pedido por vez, fazendo a separação de apenas um produto por ocorrência.

Picking por Zona: nesse tipo de Picking, a separação do pedido é dividida por zonas. Nesse processo, cada profissional envolvido atende a um único tipo de SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque).

Picking por Lote: aqui, vários produtos e SKUs constituem um lote. No processo de Picking por lote, cada operador atende um lote com vários SKUs diferentes.

Picking por Onda: cada colaborador fica responsável por apenas um SKU, mas a diferença está no fato de que o trabalho só é feito de acordo com certo intervalo de tempo, minimizando acúmulo de tarefas.

O QUE É PACKING?

O Packing é a próxima etapa do processo logístico, feita logo após o Picking. De forma resumida, ele representa a ação de embalar o produto para envio ao cliente.

Mas o verdadeiro Packing vai além do simples ato de inserir o produto em uma caixa. Esse processo foi pensado para ser um diferencial competitivo das lojas on-line.

Ele deve ser voltado para:

  • Definir a embalagem correta;
  • Providenciar a devida proteção ao produto;
  • Verificar forma, material e tamanho (da embalagem e do produto); e
  • Minimizar os riscos.

O Packing também é o momento exato de fidelizar e encantar o comprador por meio da embalagem. Invista em embalagens personalizadas e diferentes, e, quem sabe, enviar algum mimo ou recadinho junto – os clientes adoram.

E, assim com o Picking, o Packing possui algumas características bastante utilizadas pelos lojistas.

TIPOS DE PACKING

Enchimento solto: tipo de empacotamento em que o produto é posto em uma caixa maior junto de outros elementos e materiais soltos, como papel, isopor ou espuma.

Calçamento e Escoramento: necessário quando alguma parte do produto requer proteção especial; por isso, é utilizado um material mais resistente para reforçar a caixa.

Envolvimento: um dos tipos de Packing mais comuns, em que o produto é envolto em materiais protetores como plástico-bolha ou outra variedade de embalagem inflável.

Revestimentos Moldados: um pouco mais complexo, o revestimento moldado é feito sob medida, projetado para ter o formato do produto e envolvê-lo por inteiro.

Agora que você já sabe o que são Picking e Packing, já pode utilizá-los com mais conhecimento e inteligência no seu E-commerce.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este!

COMPARTILHAR: