Rastreamento de cargas: útil para empresas e clientes

Rastreamento de cargas: útil para empresas e clientes

O setor logístico viveu um grande avanço tecnológico na última década, e talvez o ponto mais significativo possa ser observado na entrada do segmento como um parceiro de negócios das empresas, e não mais apenas um serviço terceirizado.

Dentro dessa nova realidade, algumas ações que eram consideradas inovadoras passaram a se tornar essenciais, e o rastreamento de cargas é um desses pontos. 

Por isso, na nossa publicação de hoje, nós vamos falar um pouquinho mais sobre a importância do rastreador em encomendas e entregas de e-commerce

COMO FUNCIONA O RASTREAMENTO DE CARGAS? 


Graças à tecnologia, o processo para rastrear cargas hoje é bem simples e feito com facilidade. Os veículos (moto, carro, caminhão) recebem dispositivos de geolocalização. Esses dispositivos funcionam de duas maneiras principais: via satélite (como o GPS que nós conhecemos) ou por radiofrequência. 

Em ambos os casos é possível rastrear com precisão de metros onde determinado elemento está. Se quiser, você pode conferir em que etapa da estrada ele está parado ou por qual rodovia está trafegando no momento. 

E a utilidade do serviço de rastreamento não fica só por conta do cliente, que aguarda ansiosamente por seu produto: as empresas também se utilizam dele para verificar a situação da frota e/ou lidar com qualquer imprevisto.  

Hoje em dia, as frotas rastreadas vão além da indicação de localização, mas também exibem com segurança a velocidade dos veículos, hábitos do condutor e mais. 

PRINCIPAIS VANTAGENS DE CARGAS RASTREÁVEIS 

CUSTOS REDUZIDOS 

Rastrear a frota de forma inteligente é uma das melhores maneiras de observar pontos de melhorias e identificar como é possível economizar ou minimizar gastos. 

No caso de empresas que trabalham com frotas, isso se observa em medidas corretivas e preventivas com relação à velocidade dos veículos, ultrapassagens desnecessárias, multas por infrações, paradas não programadas e outros casos similares. 

Como a tecnologia permite observar esses itens, os gestores podem criar medidas efetivas para combatê-los. 

MAIS AGILIDADE DE OPERAÇÃO

Vamos supor que um caminhão de cargas fique retido em um ponto fiscal, ou então que está enfrentando o trânsito intenso devido a algum acidente. Todos esses são fatores que influenciam o processo logístico, mas aos quais todas as transportadoras estão sujeitas. 

Mas, antes que a tecnologia de rastreamento fosse implantada, as empresas demoravam muito mais tempo para identificar os problemas e então providenciar soluções. 

A partir do momento do rastreio, os gestores podem antecipar decisões com base na movimentação da frota, bem como possíveis consequências geradas pelo atraso na carga. 

Além disso, ao verificar em tempo real o que houve com o transporte, a empresa sempre terá uma atualização mais apropriada para passar ao cliente em caso de dúvidas.

MAIOR SATISFAÇÃO DO CLIENTE 

Modernizando as operações da transportadora com o rastreio de cargas, o negócio passa automaticamente a ser mais transparente com os clientes, fazendo com que eles se sintam mais seguros. 

Isso porque, desde o momento da saída da carga do setor logístico até a residência do cliente, todo o processo poderá ser acompanhado de perto, criando uma expectativa boa no cliente e reduzindo as horas de atendimento da equipe com informações relacionadas às cargas. 

E um dos pontos que mais agradam ao cliente são as notificações proativas, ou seja, informar ao cliente o status do pedido dele. Entre os principais meios de dados, podemos destacar: 

  1. E-mail
  2. SMS 
  3. Notificações no celular 

E mais. 

E isso é útil até mesmo quando acontece algum imprevisto durante o transporte. Ao informar o cliente, você estará também transmitindo a mensagem de que a empresa é transparente com relação aos serviços. Nesses casos, as frustrações também costumam ser menores. 

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