O que é Supply Chain? Entenda o conceito e para que serve

O que é Supply Chain? Entenda o conceito e para que serve

O setor logístico tem passado por uma grande transformação, principalmente no que diz respeito a processos estratégicos e foco em resultado. Resumidamente, organizações logísticas deixaram de ser apenas fornecedores de transporte e tornaram-se grandes parceiros comerciais de empresas. 

Nesse cenário, o aumento da produtividade e o atendimento ao cliente são grandes diferenciais. 

A logística tem papel fundamental no supply chain, que você vai entender mais abaixo. Então, anote aí e continue o conteúdo. 

O QUE É SUPPLY CHAIN?

Imagine a seguinte situação: é final de ano, o comércio está agitado e o cliente chega na loja buscando por um produto específico. O vendedor retorna dizendo que o produto já se esgotou! Ou seja, a loja acaba de perder um cliente, que muito provavelmente irá procurar algum concorrente.

Nesse exemplo, a falta do produto no estoque é culpa de quem? É claro que há inúmeros fatores que podem ser considerados em um fornecimento de produtos, mas boa parte deles passa pelo supply chain

O termo em inglês significa “cadeia de suprimentos” e se refere aos procedimentos adotados por uma empresa no abastecimento de produtos. Porém, aqui o supply chain vai além da entrega do produto para que sempre esteja em estoque na loja. 

Supply chain está diretamente ligado ao caminho pelo qual passam os produtos e insumos, mas com início na matéria-prima, quando houver, o que abrange muita coisa. 

Com a cadeia de suprimentos do supply chain, uma organização deve se atentar a:

  1. Compra de insumos ou produtos 
  2. Transporte
  3. Armazenamento
  4. Modificação (quando necessária) 
  5. Embalagem 
  6. Administração do produto 
  7. Venda
  8. Distribuição aos clientes 
  9. Reposição

E mais. 

QUEM ESTÁ ENVOLVIDO NO SUPPLY CHAIN?

Por se tratar de um processo bastante extenso e muitas vezes complicado, o supply chain envolve a participação de muitas empresas e profissionais. 

Um restaurante, por exemplo, precisa de fornecedores, que por sua vez precisam dos produtores. E toda essa cadeia é o que faz o supply chain

Em um processo de suprimentos podem estar envolvidos: 

  1. Produtores 
  2. Fornecedores 
  3. Distribuidores 
  4. Lojistas 
  5. Logística 

E mais. 

SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA: QUAL A RELAÇÃO?

A logística e o supply chain andam muito próximos, a tal ponto de um ser totalmente dependente do outro.    

Como toda a cadeia do processo logístico envolve meios de transporte, prazos, segurança e conservação, a logística possui um papel fundamental no cumprimento dos deveres de etapa. 

Para garantir a eficiência do processo, a logística avança na relação com o supply chain. Como dissemos lá na introdução desse conteúdo, não há mais apenas a relação de transportadora e cliente. A logística envolve também:

  1. Análise estratégica para definir métodos mais ágeis ou mais adequados de transporte para cada tipo de produto 
  2. Tecnologia de ponta de movimentação e rastreio 
  3. Controle de carga e descarga
  4. Gestão de risco 

Cada elemento do processo é essencial para o sucesso do negócio, por isso a importância do supply chain. Qualquer erro ou desinformação durante a metodologia pode ser fatal para um negócio. 

E aí, deu para entender o que é supply chain e a importância dele no processo logístico? Continue acompanhando as nossas dicas aqui no blog.  

COMPARTILHAR: