Tipos de frete para e-commerce: as 3 principais opções de lojas on-line

TIPOS DE FRETE PARA E-COMMERCE: AS 3 PRINCIPAIS OPÇÕES DE LOJAS ON-LINE

Um sistema de entrega eficiente é o que faz toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um e-commerce. Muitos empreendedores enxergam o frete como algo à parte, quando na verdade ele deve ser parte integrante dos principais esforços da loja. 

Você pode ter um bom produto, um bom preço e pouca concorrência, tudo para obter êxito nos negócios on-line; porém, sem o frete ideal, a tendência do negócio é o insucesso. 

Por isso, hoje nós vamos apresentar os principais tipos de frete para e-commerce, para que você possa analisar e selecionar o que melhor se encaixa nas necessidades da sua loja.

ANTES DE TUDO: COMO ESCOLHER O MELHOR TIPO DE FRETE?

É comum que o lojista faça sua escolha pela opção mais popular ou que, na teoria, será a mais em conta. Entretanto, na hora de escolher o frete para e-commerce, você precisa estar atento a diversos fatores, por exemplo:

  • – Tempo de coleta e de entrega
  • – Valor cobrado por produto
  • – Flexibilidade para eventuais emergências
  • – Confiabilidade
  • – Processo de empacotamento
  • – E alguns outros. 

Cada item é essencial, até mesmo os que você pode pensar não terem tanta importância assim. O processo de empacotamento, por exemplo, é o que garantirá a segurança e integridade do produto que chegará até o cliente. 

Já imaginou todo o seu processo de venda rodando perfeitamente, clientes comprando, mas no momento da embalagem ou entrega o produto chega em más condições? O cliente não vai querer saber quem é o responsável, logo a culpa será sua e da sua loja. 

PRINCIPAIS TIPOS DE FRETE PARA E-COMMERCE

ENTREGA PELOS CORREIOS

A forma mais tradicional e utilizada por 90% dos empreendedores on-line para entregas de produtos. Uma das grandes vantagens do correio é a sua grande abrangência do território nacional. 

Além disso, você também se torna um parceiro dos correios 🙂 Dessa forma, poderá firmar um contrato com a agência da sua região para que haja coletas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Assim, você só se preocupará com o pagamento uma única vez por mês e não mais a cada despacho feito. 

Por outro lado, os correios apresentam uma série de limitações com relação a peso e tamanho dos produtos para entrega.  

ENTREGA COM FROTA PRÓPRIA 

Em um primeiro momento, a frota própria pode parecer a opção mais eficaz para seu e-commerce. Afinal, com veículos próprios, você terá mais liberdade e mais agilidade nas operações. 

Entretanto, aumentam também os custos com o processo, já que você será o responsável por tudo o que envolve os carros: combustível, manutenção, seguro etc. 

Considere também a rotina administrativa que você precisará para sua frota própria e os profissionais que farão parte disso. Além de gerenciar todos os veículos, também há a necessidade de criar as rotas de entregas, administrar motoristas e mais. 

ENTREGA COM TRANSPORTADORA

O tipo de frete para e-commerce que inclui a transportadora pode ser o equilíbrio ideal para suas necessidades de entrega.

As transportadoras conseguem transportar os seus produtos independentemente do tamanho, uma vez que contam com veículos de pequeno, médio e grande porte. As cargas de diferentes tipos e tamanhos também podem ser entregues em qualquer lugar do Brasil, já que há uma grande estratégia logística por trás das empresas de entrega. 

Todo o processo burocrático e de pessoal fica a cargo da transportadora, permitindo que você dedique mais tempo ao que realmente importa: o seu negócio!

E aí, ficou alguma dúvida? Comente abaixo! Não se esqueça de compartilhar o conteúdo e continue acompanhando o blog Rodoê 🙂

COMPARTILHAR: